sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Antevisão - FIFA 09


Mais um ano, mais uma versão do tão aclamado FIFA, sendo esta a 09. Este ano temos uma série de inovações, como uma mecânica dos remates de primeira melhorados, a velocidade e o peso dos jogadores a influenciarem a jogabilidade (cortes em carrinho, disputas de bola, etc...) e temos ainda 75 estádios à nossa disposição, entre os quais, quatro nacionais: Estádio da Luz (Sport Lisboa e Benfica) Estádio do Bessa (Boavista F.C.) Estádio do Dragão (Futebol Clube do Porto) e Alvalade XXI (Sporting Clube de Portugal).

Mas as novidades não se ficam por aqui! Teremos ainda um novo modo, o FIFA Live Season, um modo bastante complexo de produzir, mas muito útil e engraçado. Basicamente, leva a boa (ou má) forma dos jogadores para o jogo. Por exemplo, se tivermos um Cristiano Ronaldo a jogar muito bem na vida real, essa boa forma vai ser sentida no jogo. Este modo estrá disponível nas versões PlayStation 3, Xbox 360 e PC, mas infelizmente, a Liga Sagres (primeira liga portuguesa) não foi abrangida, sendo as ligas que tiveram essa sorte as seguintes: a Barclay’s Premier League (Primeira Liga Inglesa), La Liga BBVA (Espanha), Ligue 1 (França), Bundesliga (Alemanha), Serie A (Itália) e Mexican Primera Division (México). Mas mais uma vez, nem tudo são boas notícias, visto que este modo será pago: 7€ por cada liga, ou 20 euros por todas. Esta actualização da forma dos jogadores será feita, segundo diz o presidente da Electronic Arts Peter Moore, por 12.000 pessoas.

Este ainda disse que "Não, não teremos a liga Portuguesa. Mas sempre podem jogar na liga Espanhola. Toda a informação da liga, do jogador, se ele jogou bem, se jogou mal, tudo isso irá influenciar o jogo. Para além disso, a actualização será feita automaticamente, não precisam de desligar a consola". E ainda... "Podemos sempre desligar o Live Season".

Falando no tão bem sucedido modo Be a Pro, quanto ao offline temos agora a possibilidade de jogarmos quatro épocas seguidas com o mesmo jogador. Durante esse tempo podemos ser convidados para clubes melhores, ou mesmo para a selecção nacional.

Quanto ao online, FIFA 09 dá-nos a possibilidade de fazermos jogos 10 contra 10, sendo os Guarda-Redes os únicos a não poderem ser utilizados. Segundo a Electronic Arts, porque é preferível trabalhar melhor nessa funcionalidade do que colocá-la agora e ser criticada negativamente. Sem dúvida, uma opção muito boa.

Graficamente, este título promete, mais uma vez, estar mais do que à altura. E ainda teremos efeitos climatéricos como a chuva e a neve, que não estavam em FIFA 08 e apareceram em UEFA Euro 2008.
Sem muito mais para dizer acerca do grafismo, apenas posso pedir que melhorem alguns erros nas colisões, que por vezes fazem com que, quando os jogadores colidem, estes passem um pelo outro. Todavia, este pormenor é apenas visível nas repetições, para além de raro.

A nível sonoro, teremos uma EA Trax recheada de talento, com músicas não muito conhecidas, mas bastante agradáveis, tal é costume nos jogos da série.

É por estas novidades que descrevi em cima que FIFA 09 é um dos jogos mais esperados do ano, tendo um grafismo soberbo, jogabilidade (se seguir a linha da do UEFA Euro 2008) muito boa, uma soundtrack (lista de músicas) espectacular e uma longevidade de invejar, assim como um modo online que permite 10 vs. 10. Um modo Be a Pro, que dá agora para jogar num total de quatro épocas, e um prometedor FIFA Live Season.

Razões mais do que suficientes para FIFA 09 vender muito bem e não desiludir os jogadores.

Mais detalhes em breve no FIFA Center, assim como um rescaldo da demo, quando esta sair a 11 de Setembro, na PlayStation Network e Xbox LIVE.

Sem comentários:

Enviar um comentário