sábado, 13 de setembro de 2008

FIFA 09 Análise - Demo (PS3/X360)

Disponível desde o passado dia 11 na PlayStation Store e no Xbox Live, a demo de FIFA 09 nas consolas de nova geração há já muito que era pedida pelos fãs. Mas será que a nós, enormes fãs de FIFA, o jogo foi o esperado?

 

No primeiro contacto com o jogo, deparamo-nos com um grafismo bastante bom, texturas à altura e um ambiente ao mesmo nível. Logo na arena damos conta das imensas possibilidades em termos de fintas e remates.

 

Depois de estar algum tempo na já referida arena, cerca de 10 minutos, a tentar fazer as mais diversas habilidades para marcar “com estilo”, passei ao jogo em si, num A.C. Milan vs. Chelsea, sendo que eu utilizei a equipa da casa. Mas antes disso ainda tive tempo para apreciar os belos menus, que nos fornecem úteis informações, como alguns widgets e informação relativa ao nosso perfil (por exemplo, nº de vitorias/derrotas/empates).

 

O árbitro deu o apito inicial e lá comecei a minha aventura por FIFA 09. O jogo está muito mais leve, com uma melhor inteligência artificial dos nossos colegas e adversários (e ainda dos Guarda-Redes), que encaram cada lance como o último da sua carreira. Contudo, já não temos aquela jogabilidade chata e perra que vimos em FIFA 08, muito lenta. Agora está mais rápido (o que não significa fácil) passar por um jogador. Basicamente, a velocidade do jogo está mais natural, e assemelha-se muito à realidade.

Ainda na jogabilidade, temos agora passes e remates muito mais realistas, sendo que os primeiros já não são tão precisos, o que acentua ainda mais o termo simulador a FIFA 09.

 

As disputas pela bola no ar estão também bem recriadas, com os jogadores mais fortes a ganharem-nas com mais facilidade. Aliás, os mais fracos chegam mesmo a cair ou a desequilibrarem-se. Para além disso, a bola já não tem aquele estilo balão que tinha em FIFA 08 em alguns movimentos, e a sua física está bastante melhor. Também já não vemos a bola tão presa aos jogadores.

 

Outro aspecto que torna este FIFA 09 um verdadeiro simulador, é o facto de quando marcamos golo a defesa contrária sobe no campo, espalha-se mais no terreno e torna-se mais fácil abrir espaços para os avançados. Caso se suceda o contrário, vê-se que têm de correr mais atrás da bola e de trocar mais a mesma para abrir espaços no terreno de jogo.

 

Graficamente, e vou sincero, o jogo não me surpreendeu. Também seria difícil depois do que vimos no ano passado, mas a verdade é que apenas vemos algumas cores mais vivas e um melhor ambiente no estádio.

 

Tacticamente, nesta demo a maior parte das possibilidades estão bloqueadas, coisa que não acontecerá na versão final. Por isso, pouco testámos.

 

A nível sonoro, não podemos falar muito, pois estava disponível apenas uma (bem porreira) música. De resto, tal como já referi, temos um ambiente fantástico, e sons da bola a ser pontapeada ou a bater na barra excelentemente bem recriados. 

 

No global, gostei bastante desta demo de FIFA 09. Penso que é um simulador futebolístico puro, onde continuam a persistir as constantes trocas de bola, onde não se joga sempre para a frente, onde é necessário muitas vezes jogar para trás para abrir espaços na equipa contrária. Isto pode, para os mais “esquisitos”, causar alguns problemas ao ponto de não gostarem da jogabilidade de FIFA 09. Nós por cá gostamos.

 

Pontuação:

 

-Apresentação gráfica: 9.2

-Jogabilidade: 9.5

-Física: 8.8

-Som: 8.6

 

Nota final: 9.3

Sem comentários:

Enviar um comentário