quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Pequena Análise - FIFA09 (PC) Demo


Viva!

Antes de mais, deixem que vos diga que esta será uma curta análise em primeira mão devido ao pouco tempo gasto com esta Demo.

Foi postado há cerca de quatro horas o lançamento da demo do FIFA09 versão PC. Depois da respectiva instalação estar concluída, a primeira coisa que fiz foi configurar todas as opções gráficas para o máximo e colocar a resolução nativa do meu monitor (1680x1050). Depois disso andei a explorar os menus que estão bastante bem conseguidos, lá encontramos para além do menu principal alguns widgets e informação relativa ao nosso perfil (por exemplo, nº de vitorias/derrotas/empates). A configuração do meu gamepad (Logitech Rumblepad 2) foi extremamente fácil sendo que apenas alterei alguns botões de forma a ficar a meu gosto.

Mais tarde achei que já era muita "tactica" e pouca acção e lancei-me então para o meu primeiro jogo, Chelsea FC x Real Madrid FC. A primeira coisa que me chamou a atenção foi a qualidade gráfica das cut scenes sendo que ao entrar no jogo vemos um estádio do Wembley perfeitamente retratado com uma belíssima qualidade gráfica nunca antes vista em qualquer versão do FIFA para o computador. Depois alterei a câmara de forma a não relembrar muito versões anteriores... optei pela câmara "Dinâmica".
Após a primeira parte de jogo que fiz com o D-Pad decidi experimentar o analógico (não dá para alterar a meio do jogo, o meu comando é que possui essa opção). Tive imediatamente outra sensação de precisão que não consegui ao jogar com o D-Pad.

Final do meu primeiro jogo, tempo para as primeiras conclusões:

  • Tive a sensação que a animações da bola continuam pegadas às animações do jogador, pois apesar de agora a bola não se "colar" tanto ao pé e da clara melhoria na fluidez de jogo ainda se tem, frequentemente, a sensação de que a bola está a "prender".
  • Foi igualmente trabalhado o jogo físico onde notei claramente um papel mais activo por parte da física dos jogadores. Mais colisões no jogo aéreo e sobretudo muitas mais disputas de bola.
  • Não gostei do facto de os corpos dos árbitros estarem sempre direccionados para a bola, por exemplo, quando a bola sai pela linha lateral e por detrás do bandeirinha todo o seu corpo gira em direcção da bola, como se fossem pegados.
  • Também não gostei das movimentações dos guarda-redes quando o avançado vai penetrando na sua área. Bastante lentas e dão lugar a claras e fáceis oportunidades de jogo. Espero que a culpa seja apenas da dificuldade de jogo presente na demo (não sei se é a única)
  • Gostei também da Relva 3D que dá um aspecto bastante mais refinado. Muito gosto eu de eyecandy, mas nunca tapando os olhos à gameplay.
  • Pareceu-me uma ideia inovadora a de usar controlos Teclado+Rato. Apenas joguei assim por uma vez que não me deixou completamente elucidado sobre a sua real utilidade.

P.S.: Assim que tiver algo mais a acrescentar assim o farei e informar-vos-ei na shoutbox.

___________________________________________________________


Minha pontuação:
  • Apresentação Gráfica: 8.5
  • Gameplay: 6.2
  • Física: 6
  • Imersão: 7
Overall: 7

2 comentários:

  1. Tu sabe como arrumar problema de monitores q n suportam mais q 75 hz ?
    Meu pc tem uma ATI 2600 com 512 de memória e só fica o áudio do jogo.

    =(

    ResponderEliminar
  2. O meu monitor só suporta 60hz a 1680x1050 e até agora não tive problema algum. Espero que consigas resolver o teu problema. ;)

    ResponderEliminar